Tão importante quanto manter uma boa alimentação, hidratar-se de maneira adequada é fundamental para que o atleta obtenha um desempenho satisfatório na prática do esporte e ainda evite as consequências indesejáveis da desidratação.

A desidratação tende a diminuir a performance; aumentar a frequência cardíaca; gerar cansaço e desânimo; ocasionar dificuldade de concentração e memória; dar cãibras, dores ou contrações musculares involuntárias; alterar o estado de vigilância; aumentar o risco de ferimentos e lesões;

Devemos consumir água durante todo o dia, pois nosso organismo a perde de diversas maneiras, mesmo quando não estamos nos exercitando. Perdemos líquidos pela urina, fezes, pela pele e respiração. Durante a prática de esportes a produção de calor em nosso corpo aumenta, elevando sua temperatura e ocasionando uma perda de líquidos por meio da transpiração, um mecanismo de defesa que nosso corpo utiliza para que sua temperatura não se eleve muito. Dessa forma, atletas, principalmente antes, durante e após a prática de um esporte devem aumentar o consumo de líquidos.

👉🏼 Antes da prática de esporte (cerca de 2h) é recomendado o consumo de meio litro de água para que o atleta tenha um melhor rendimento.
👉🏼 Durante, é indicado o consumo de 150 a 300ml com um intervalo de 15 a 20 minutos, para que os líquidos perdidos por meio da transpiração sejam repostos.
👉🏼 Após o término, o atleta deverá consumir mais água do que a quantidade de líquidos perdidos durante a prática. Para calcular, é indicado pesar-se antes e após o exercício. Cada 100g perdido é equivalente a aproximadamente 100ml de água.

Então para evitar a desidratação, para alcançar um bom desempenho e manter-se saudável, BEBA ÁGUA.

💬 Marque nos comentários um amigo para lembra-lo de se hidratar!