Praticar esportes é indispensável para manter sua saúde em dia, além de te auxiliar a perder peso e ganhar músculos. Porém, é preciso ter cuidados para não se lesionar ou se ferir durante a sua rotina de exercícios. No caso destes, se necessário, você pode precisar até mesmo de cuidados especiais como a fisioterapia para recuperar-se após um incidente.   

Além disso, quedas, tropeções ou escorregões podem prejudicar o seu desempenho e, consequentemente, os seus resultados. Algumas das lesões mais comuns durante a prática de atividades físicas são as entorses e as tensões musculares, mas há medidas que podem ser tomadas para evitá-las. 

Não seguir uma rotina de exercícios e fazê-la apenas aos finais de semana, por exemplo, aumenta o risco de lesões por conta da falta de condicionamento físico. Acompanhe os itens a seguir e entenda como seguir as práticas esportivas de uma maneira saudável a você!

O primeiro passo é o alongamento

Antes de realizar uma atividade física, o primeiro passo é alongar todo o seu corpo, sendo que essa prática tem o intuito de preservar e melhorar o grau de flexibilidade muscular. Além disso, há mais benefícios ao seu corpo como o bem-estar físico e mental, a redução de lesões musculares, diminuição dos riscos de problemas na coluna através da melhora da postura, redução da incidência de cãibras, entre outros. 

Observe os limites do seu corpo

É indispensável respeitar os limites individuais do seu corpo e ficar atento aos sintomas que podem estar indicando a necessidade de moderar o esforço. O nosso corpo dá sinais de que algo está errado e, entre os sintomas, as dores são as primeiras a aparecerem e não devem ser ignoradas. 

Não deixe de observar também o aparecimento de dores em excesso nos músculos do corpo, podendo estar acompanhadas de fadiga, distúrbios alimentares e alterações no sono. Nestes casos, aconselhamos que você reduza o ritmo de exercícios e procure um profissional da área para ajudá-lo com uma rotina de atividades físicas ideais ao seu corpo.         

Não esqueça da hidratação e alimentação balanceada

O consumo de água durante e após os exercícios mantém a temperatura do corpo estabilizada. Além disso, ao estar em conjunto com uma alimentação leve e rica em nutrientes, proteínas e carboidratos, colabora ainda mais com a prevenção de lesões. 

O que ocorre é que durante a prática de exercícios físicos, as reservas de açúcar do corpo são consumidas com demais nutrientes, o que pode resultar em fraqueza muscular. Manter uma alimentação balanceada em conjunto com a hidratação constante, são fatores indispensáveis. 

Obtenha bem-estar e qualidade de vida

Em conjunto com as práticas esportivas, os cuidados com a sua alimentação e seus hábitos saudáveis de vida, você garante o seu bem-estar e obtém qualidade de vida. Além disso, conquista um melhor desempenho também nas atividades que pratica. 

Aqui no Instituto Articular, temos profissionais capacitados para cuidar de você, além de te ajudar a focar nos seus objetivos e acompanhar os seus resultados. Afinal, sua saúde e bem-estar valem muito! Cuide-se.   

Ficou com alguma dúvida sobre as temáticas abordadas neste post? Deixe um comentário que lhe responderemos! Acompanhe também as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook e Instagram