O Médico do Esporte cuida das respostas do nosso corpo frente à rotina de exercícios. Através de exames cardiorrespiratórios, laboratoriais e de imagem é possível identificar qual o real efeito do treinamento em seu organismo, otimizando resultados e prevenindo sobrecargas.

Esta especialidade médica estuda como o exercício físico influencia a saúde das pessoas, sejam elas esportistas ou não, bem como a falta que o exercício faz.

Aborda questões sobre atividade física, exercício físico e esporte em pessoas de ambos os sexos, todas as idades, todos os níveis de treinamento, com doenças ou sadias, com a intenção de prevenir, reabilitar, melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas. 

Entenda nos tópicos a seguir como trabalhamos a medicina do esporte aqui no Instituto! 

1 – Bioimpedância 

O primeiro passo é realizar a bioimpedância. Atualmente, esse exame é considerado um dos melhores para avaliação da composição corporal.

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculos, ossos e gordura. Esse exame é muito utilizado para avaliar os resultados do plano de treino e/ou da dieta, geralmente realizado a cada 2 ou 3 meses para se comparar resultados e verificar a evolução da melhora na composição corporal.

Com este exame podem ser analisadas: massa gorda, massa magra, massa muscular, hidratação, densidade óssea, gordura visceral, taxa de metabolismo basal e ingestão calórica diária recomendada.

Por meio destes dados e informações contidos neste exame, é possível ter uma base para iniciar o protocolo de inserção da pessoa na medicina do esporte.

2 – Consulta com o médico do esporte

Após o exame, o paciente passa por uma anamnese detalhada durante a consulta com o médico do esporte. Nela, são coletados todos os dados iniciais do paciente como, estilo de vida, doenças pessoais, doenças familiares, cirurgias, rotina alimentar, suplementação, rotina do sono, rotina sexual, histórico de atividades físicas, no caso das mulheres o ciclo menstrual, além de compreender como é eventualmente a relação familiar, de trabalho, etc.

Todos os dados são importantes, assim como as atividades de vida diária, para que possamos planejar e tratar o paciente da maneira mais individualizada possível. Nesta consulta, são solicitados alguns exames, simples e complexos, para investigação, controle ou tratamento, de maneira que possamos decidir qual é o melhor planejamento para o paciente.

O protocolo indicado para cada pessoa é individual, pois dependerá de fatores como sexo, idade, objetivos, além dos resultados dos exames solicitados.

O médico do esporte pode auxiliar pacientes sedentários que desejam iniciar alguma atividade física; também pessoas que desejam melhorar sua composição corporal, seja através do emagrecimento ou ganho de massa muscular; melhora dos treinamentos e da capacidade cardiorrespiratória; equilíbrio e reposição hormonal; melhora da performance para atletas amadores e profissionais e pessoas que almejam uma melhor qualidade de vida e longevidade saudável.

3 – Nutricionista

Após a consulta com o médico do esporte, que dura cerca de 60 minutos, o paciente passa pelo consultório da nutricionista. A essa profissional, são repassadas as orientações do médico do esporte, para que possa realizar uma consulta com o paciente em questão, coletando todos os hábitos alimentares da pessoa, da sua família e a sua rotina alimentar pregressa.

Posteriormente, a nutricionista passa o plano alimentar ao paciente, assim como as devidas orientações e possibilidades de receitas para que o mesmo saiba como segui-lo da melhor maneira. 

4 – Retorno ao médico do esporte

Por volta de 30 a 45 dias após a consulta, o paciente retorna ao Instituto Articular e traz consigo os exames solicitados. Neste dia, é feita a avaliação dos resultados e, caso não apresentem contraindicações, será intensificado o tratamento inicial planejado na primeira consulta.

Além disso, serão feitos os ajustes dependendo de efeitos colaterais e da evolução dos resultados dos exames, assim como o planejamento de uma sequência de tratamento para cada paciente.

Medicina esportiva no Instituto Articular

Para a nossa equipe, estes cuidados vão além de traçar um projeto verão: procuramos manter um projeto vida. Afinal, todo este processo resulta em uma mudança na maneira de viver. Cada pessoa tem seus objetivos e, através de exames e de planejamento, é possível definir projeções de resultados a médio e longo prazo.

Aqui no Instituto Articular, desenvolvemos um trabalho conjunto e multidisciplinar para ajudar cada paciente a obter seus resultados projetados, independente se já é um atleta de rendimento, um atleta amador, uma pessoa comum ou uma pessoa sedentária que deseja iniciar atividade física. 

Se você ficou com alguma dúvida sobre este tema, deixe um comentário que lhe responderemos! E não esqueça também de acompanhar as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).